ABO-PA

Sorrisos Ribeirinhos

 

O Projeto Sorrisos Ribeirinhos lançado pela ABOPA em 2009, faz parte dos projetos sociais dessa unidade com o objetivo de gerar inclusão social através da  promoção de saúde bucal.

O atendimento contempla a população ribeirinha que vive nas ilhas próximas ao município de Belém, atualmente sendo da Ilha do Combu, Murucutu e região do rio Maguary. Embora estejam localizadas a poucos quilômetros da capital paraense, ainda não possuem os benefícios que o progresso já proporcionou a área continental central das cidades. Muitas delas não possuem água tratada, saneamento básico e luz elétrica, decorrendo daí, alto grau de vulnerabilidade ao adoecimento.

É formada por uma população principalmente de baixa renda, predominantemente paraenses, tendo como alimentação básica peixe, camarão, açaí e farinha de mandioca. Sua economia está predominantemente centrada na atividade de pesca (artesanal).

Os desafios sanitários são grandes e, diante de tantas necessidades básicas ainda não solucionadas na comunidade, a preocupação com saúde bucal se faz somar como mais um agravante, que infelizmente é um perfil que se repete em várias localidades do estado do Pará.

Diante desse contexto, o Projeto Sorrisos Ribeirinhos desempenha um papel fundamental para contribuir na melhoria dessa realidade. Hoje, os atendimentos possuem uma frequência de uma vez ao mês, possuindo uma média de 25 pacientes atendidos totalizando em torno de 40 procedimentos distribuídos em exodontias, restaurações, raspagens, aplicação tópica de flúor, profilaxia, e até mesmo radiografias para análise de diagnósticos e encaminhamento a setores especializados. A equipe é composta por voluntários, incluindo cirurgiões dentistas, acadêmicos e auxiliares em saúde bucal.

O projeto também faz parte do programa Um sorriso do Tamanho do Brasil pertencente a ABO Nacional, que visa promover a prevenção e educação em saúde bucal.