ABO-PA

Conheça a UniABO (EAP)

A Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP), também denominada de UNIABO – Escola de Educação Continuada, disponibiliza para os cirurgiões-dentistas Cursos de Especialização reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

A finalidade da EAP é formar profissionais capacitados e atuantes, com informação e conhecimento suficientes, para desempenharem suas atividades com segurança e excelência, oferecendo serviços de alta qualidade aos seus clientes.

Atualmente, oferece Cursos de Especialização em Ortodontia, Endodontia, Periodontia, Implantodontia, Odontopediatria, Odontologia em Saúde Coletiva, Prótese Dentária, Dentística e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE).

Cursos de Atualização e Aperfeiçoamento também são promovidos pela EAP, proporcionando oportunidade de renovação e atualização dos conhecimentos profissionais sobre os conceitos mais recentes, técnicas modernas e novos materiais lançados no mercado.

Os acadêmicos de Odontologia do 9º e do 10º último do curso de graduação também podem participar desses cursos.

A EAP ainda contribui para a formação de profissionais auxiliares de Odontologia, realizando Cursos de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Técnico em Prótese Dentária (TPD), todos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Sua estrutura dispõe de três salas de aula, duas clínicas, um laboratório multidisciplinar, uma clínica para bebês, Centro de Radiologia, Centro Cirúrgico, e equipamentos odontológicos para todas as atividades.

E para que tudo isso funcione, conta com um excelente corpo docente composto por renomados professores locais e nacionais.

Por meio dos Cursos de Especialização, a EAP também beneficia a comunidade, que pode ter acesso a serviços odontológicos por preços mais acessíveis e excelente qualidade.

 

História

A EAP foi criada em março de 1985, na gestão do presidente Antônio José da Silva Nogueira, quando a sede da ABO-PA ainda funcionava no Edifício Antônio Velho.

A primeira Diretoria da EAP foi composta pelos cirurgiões-dentistas Antônio José da Silva Nogueira (coordenador), Maria do Carmo Caixeta, Ângela Santos Costa e Arcelino Lobato Neto.

Os primeiros cursos implantados foram Endodontia, Odontopediatria e Radiologia, tendo como coordenadores os professores Edyr de Brito Alves, Antônio José da Silva Nogueira e Paulo Sérgio Barros respectivamente.

Em 17 de maio de 1985, esses cursos foram credenciados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da Portaria nº 06/85. Apesar das dificuldades enfrentadas no início, a EAP cresceu muito e hoje oferece nove Cursos de Especialização.